Uma empresa portuguesa, fabricante de caixilharia industrial em alumínio, exporta janelas para todo o mundo, nomeadamente para países com climas chuvosos ou húmidos, como o Reino Unido, o Dubai, a Índia, o Paquistão ou a Sérvia.
Estas condições atmosféricas colocavam grandes problemas de corrosão nos casquilhos de aço do interior dos rolamentos de agulhas que possibilitam o deslizamento das janelas nas respectivas calhas.
Apesar de haver, no mercado, várias referências de rolamentos de agulhas na versão anti-corrosão, não existia a referência utilizada nesta aplicação.
A intervenção da JUNCOR:
Após análise da aplicação, dos requisitos técnicos da mesma e das diversas alternativas existentes no mercado, a JUNCOR concluiu que seria necessário produzir, de raíz, duas novas referências de casquilhos e uma nova referência de rolamento de agulhas, vedado apenas de um lado, na versão anti-corrosão.
Para este efeito, a JUNCOR contactou a Schaeffler, que possui a patente do revestimento anti-corrosão CORROTECT®.
O sistema de protecção CORROTECT® consiste num revestimento superficial fino dos rolamentos, foi desenvolvido e patenteado pela Schaeffler no início dos anos 90 e tem provado, até hoje, ser um conceito de revestimento inigualável globalmente para preservação duradoura da função do componente.
O revestimento original de liga de zinco com passivação de cromato amarelo ou preto (Corrotect C e Corrotect F) contendo Cr(VI) foi projetado como uma fina camada protetora para componentes de rolamentos que não necessitavam de ajuste de tolerâncias dimensionais. Isso deu orgiem a vários sistemas de revestimento Corrotect variáveis, todos livres de Cr(VI).
Após estudo da viabilidade desta produção especial, a Schaeffler aceitou introduzir pela primeira vez no seu portfolio as novas referências propostas pela JUNCOR, num prazo de 180 dias.
Benefícios para o cliente
Graças à solução proposta e fornecida pela JUNCOR, o cliente baixou os custos de manutenção, dado que deixou de ter stocks e equipas de manutenção preparadas nos países para onda exporta as janelas.
Com um produto final de melhor qualidade, para além dos ganhos junto dos seus próprios clientes, o nosso cliente pode agora concentrar-se na manutenção preventiva, tendo reduzido drasticamente a necessidade de manutenção reactiva.